sexta-feira, 24 de abril de 2009

Publicada lei que valoriza a atuação profissional do advogado

Muito apropriada a possibilidade apresentada quanto aos advogados declararem a autenticidade de documento juntado ao processo.
Ótimo desburocratizar a justiça e conferir credibilidade ao advogado, profissional que merece respeitabilidade. A lide judicial será abreviada com esta singela alteração legal.
O caminho para reduzir o tempo do processo se inicia pela redução das burocracias e exigências legais. A lei confere responsabilidade pessoal ao advogado e viabiliza eventual impugnação. É o que basta para garantir credibilidade facilitando o desenrolar processual.
Segue cópia da lei.


LEI Nº 11.925, DE 17 DE ABRIL DE 2009.
Vigência Dá nova redação aos arts. 830 e 895 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1º Os arts. 830 e 895 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1º de maio de 1943, passam a vigorar com a seguinte redação:
“Art. 830. O documento em cópia oferecido para prova poderá ser declarado autêntico pelo próprio advogado, sob sua responsabilidade pessoal.
Parágrafo único. Impugnada a autenticidade da cópia, a parte que a produziu será intimada para apresentar cópias devidamente autenticadas ou o original, cabendo ao serventuário competente proceder à conferência e certificar a conformidade entre esses documentos
.” (NR)
“Art. 895. ....................................................................
I - das decisões definitivas ou terminativas das Varas e Juízos, no prazo de 8 (oito) dias; e
II - das decisões definitivas ou terminativas dos Tribunais Regionais, em processos de sua competência originária, no prazo de 8 (oito) dias, quer nos dissídios individuais, quer nos dissídios coletivos.
.............................................................................” (NR)
Art. 2º Esta Lei entra em vigor 90 (noventa) dias após a data de sua publicação.
Brasília, 17 de abril de 2009; 188º da Independência e 121º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Carlos Lupi

Nenhum comentário: