sexta-feira, 15 de julho de 2011

Emerj e Colégio Pedro II assinam acordo para implantação do Programa de Mediação Escolar

A Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (Emerj) assina, nesta quinta-feira, dia 14, acordo de cooperação técnica com as unidades de ensino do Colégio Pedro II, do Governo Federal, unindo esforços para a implantação do Programa de Mediação Escolar. A diretora geral da Emerj, desembargadora Leila Maria Carrilo Cavalcante Ribeiro Mariano, estará presente ao evento, que acontecerá na sala de reuniões do Departamento de Apoio aos Órgãos Colegiados Não Jurisdicionais (Deaco), Lâmina I, do Fórum Central.

A parceria garantirá o aporte técnico necessário à capacitação dos professores do próprio estabelecimento de ensino e também de voluntários ligados à área da educação, que atuarão como mediadores em conflitos escolares.

Esta iniciativa foi desenvolvida após amplo debate nos vários fóruns promovidos pela Emerj e de discussões nas reuniões de trabalho da COAPE – Comissão de Articulação de Projetos Especiais para Promoção à Justiça e à Cidadania.

Segundo a desembargadora Marilene Melo Alves, membro da COAPE, vários foram os elementos que contribuíram para a elaboração do programa: “Consideramos o crescente aumento de conflitos nas relações sociais, particularmente nas escolas; a necessária adoção de medidas tendentes à prevenção e sanatória da prática denominada bullying escolar; e o fato de que a mediação hoje representa uma das técnicas mais eficazes de resolução pacífica de conflitos. Sem deixar de mencionar que o Pedro II tem nível de excelência em seu corpo docente e discente”, ressaltou.

A primeira turma do Programa de Mediação Escolar está prevista para o próximo mês de setembro.

do site do TJRJ

Nenhum comentário: