quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Família e Fim de Ano

Caros Leitores e queridos Seguidores,

É motivo de alegria compartilhar tantas portagens com os inúmeros leitores do blog. São informações, artigos, doutrina, decisões judiciais, sempre utilizados no exercício profissional para melhorar a prestação da justiça nos processos em que atuo.
Muitas pessoas enviam e-mails com seus problemas particulares de família.  Esclareço que em razão da minha profissão não posso prestar consultas.  Como sugiro, as pessoas devem procurar um advogado ou defensor público e ler as portagens sobre os temas diversos.
Leio  os comentários e mensagens e agradeço a participação de todos, pois pelos casos narrados posso pensar em novos temas de pesquisa e estudar novas situações, em abstrato, para  que o direito de família seja cada vez mais próximo da realidade em que vivemos.
O mais importante é que as pessoas escolham um advogado ou defensor público em quem confiar seu problema.  Somente estes podem levar o caso para exame do juiz. Um pedido com ideias claras e bem formuladas, instruído com os devidos documentos, permite ao juiz aplicar a lei de forma a ajudar a família em conflito.
O trabalho das Varas de Família não é buscar um vencedor, quem ganha a causa julgada, mas de colaborar para que as famílias se estruturem na nova forma  de viver.
A vida é polaridade, o importante é saber como reagir às novas normas que surgem em nossas vidas. As novas normas que criarmos para as novidades que se apresentam é que farão a diferença entre maior desgaste ou não. Flexibilizar nosso entendimento, aceitar o outro em suas diferenças, e compreender os limites do amor e do convívio, são regras que muito ajudam. A convergência de interesses é possível. O juiz está habilitado para mostrar às partes até aonde seus direitos podem chegar, sem ilusões. Mas isso só poderá ser feito após ouvir as partes, de forma tranquila.
Conflitos em família sempre existirão, mas como sairemos deles, e a que custo, pode ser  encaminhado pela  tolerância e tranquilidade.
Feliz 2014 para todos e que  tenhamos um ano de muita paz!
Muito obrigada a todos que nos acompanham.

Nenhum comentário: