sábado, 28 de julho de 2012

Vara da Infância, da Juventude e do Idoso lança o projeto 'Rio, eu agora sou idoso'


 
A Vara da Infância, da Juventude e do Idoso lançou nesta quinta-feira, dia 26, o projeto “Rio, eu agora sou idoso”. O evento, em comemoração ao Dia da vovó, foi realizado no abrigo Cristo Redentor, em Bonsucesso. A cerimônia, que teve início às 10h, foi presidida pela juíza titular Ivone Ferreira Caetano, que agradeceu a ajuda e o esforço de todos os colaboradores para a realização do evento. Ela lembrou que, além de uma homenagem, a solenidade teve a intenção de voltar as atenções para os idosos. “Este evento foi realizado para chamar a atenção da sociedade para os idosos. Eles têm que ser cuidados”.
O evento contou com a realização de oficinas de máscaras e adereços, flor de luz, maquiagem, dança de salão, corte de cabelo, manicure, além de atividades como desfile de moda, alongamento, jogos e os shows das artistas Eliana Pittman e Rogéria. O Instituto Embelleze e a Associação de Mulheres Empreendedoras do Brasil (AMEBRAS) disponibilizaram profissionais e materiais para algumas das oficinas. O restante foi conseguido através de doações e de uma rifa realizada pela juíza Ivone Caetano, com três quadros doados a ela pelo artista plástico José Luiz.
A diretora da instituição, Ana Silvia Furtado Vasconcello, disse que é uma felicidade abrir as portas do lar para a realização de um evento tão importante. “Eu acho muito importante a Vara estar fazendo esta festa, por que dá visibilidade para o público idoso. Os idosos, ao longo do tempo, perderam seus direitos básicos, então realmente é acolher e reconhecer que eles tem que recuperar os seus direitos”. De acordo com ela, os cerca de 270 idosos que residem no local e que possuem todos os graus de dependência são oriundos de situações de abandono, maus tratos e população de rua, identificadas pelo juizado em conjunto com o Ministério Público. Eles são assistidos por uma equipe composta de médicos, cuidadores, assistentes sociais, psicólogos, terapeutas, educadores, fonoaudiólogos, enfermeiros, fisioterapeutas e dentistas.  
As vovós do lar foram presenteadas com colares confeccionados por Andressa e Maria José, conselheiras do abrigo, que passaram a noite toda fazendo a tarefa. Uma das presenteadas foi a senhora Léllis Farias, de 99 anos, completos no último dia 18, que disse estar muito feliz com a vida que leva no Cristo Redentor. O morador Américo Faria dos Santos, um dos mais animados durante a comemoração, falou da felicidade que estava sentindo. “Eu sou feliz em qualquer lugar. Tenho bons companheiros aqui, sou um pouquinho de felicidade para todos aqui. Vou chamar todos para dançar e brincar e dar um pouquinho de amor para cada um que está aqui”.
Também estiveram presentes à solenidade a presidente da Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça (Abaterj), desembargadora Norma Suely Fonseca Quintes; a subsecretária de Estado da Assistência Social e Descentralização da Gestão, Nelma de Azeredo; as juízas auxiliares da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso, Katerine Jatahy Kitsos Nygaard e Renata Raemy Rangel; as juízas da Vara de Família Maria Aglae Tedesco Vilardo e Maria Cristina de Brito Lima; a presidente da AMEBRAS, Célia Domingues; a promotora de justiça Eliana Belém e a defensora pública Denise Signorelli.
As instituições Casa do Alto, Central de Recuperação Pastor Carlos Portela, Casa de Acolhida do Catete, Casa de acolhida Maria Vieira Bazani e o hospital Nossa Senhora do Socorro foram convidadas para o evento e levaram seus idosos para participar da festividade. A ONG Crescer e Criar irá fechar o evento às 17 horas com a apresentação das crianças da oficina de circo.

do site do TJRJ

Nenhum comentário: