segunda-feira, 15 de julho de 2013

Reflexões 2 - Quem faz a Educação?


Ari Francisco Barbosa Filho - advogado e professor universitário
            
Educação é das muitas palavras comuns ao vocabulário político, como povo e liberdade, e como tal, de uso transbordante e total ausência de sentido. Quando se diz fazer a educação, remete-se  à responsabilidade de alguém fazer – alguma coisa – para alguém. Significa dizer que há responsabilidades a serem cobradas do alguém que faz, requerida  por alguém que recebe. Essa atribuição-dever sempre coube, historicamente, ao Estado, entidade abstrata, abrangente, capaz de suportar no seu colo uma das  mais vis imperfeições humanas, a corrupção. Mas até chegar o papel do Estado, o fazer da educação passa inevitavelmente pela família. Certa vez, uma inexperiente  mãe, com seu filho no colo, de um ano de idade, procurou um célebre educador e perguntou em que idade deveria começar a educar seu filho. O velho professor, então, perguntou a idade da criança. Um ano, respondeu a mãe. Então, retrucou o educador, a senhora já perdeu um ano. Nos estado brasileiro,  a criança tem a proteção do Estado desde a concepção. Esse conceito jurídico   de proteção  do nascituro  da espécie humana,  reserva à mãe a primazia  do primeiro sentimento, da primeira palavra ao recém-nascido, ou até antes de ele mesmo vir ao mundo. Desde o ventre materno, no período gestacional, as tristezas e alegrias da mãe, pelas vias psico-orgânicas  repassam integralmente àquele pré-nascituro. Talvez esteja aí o primeiro sinal do fazer educação. A vivência familiar, hoje minimizada pelos costumes sociais que tiraram da sala, da cozinha, o diálogo familiar, introduzindo o rádio, a tv e modernamente a internet, perdeu  o fio da educação. O convívio, as histórias,  as manias,  os exemplos que ficam no inconsciente e marcam para toda a vida deixaram de ter sua origem na casa  materna  para receberem do mundo lá fora todas as brisas,  ventos, ventanias, furacões. Já não se tem domínio sobre como e o quê educar. Perdeu-se o inconsciente coletivo da família.  Tem-se aí a primeira questão emblemática: os impositivos da vida moderna apropriaram-se do fazer educação, isolando a família e seus condicionantes,  e com ele todos os derivativos de  direitos e responsabilidades. Todos temos direitos, é condição humana da existência pela superioridade da espécie e pelo domínio da natureza circundante que  já se consolidaram através do medo, depois  pela religião, chegou-se à primazia da ciência e hoje transformou-se em poder, sem que a equação direito= responsabilidade desse grau zero. O  resultado  é sempre negativo, para ambos os lados,  não se tem direitos muito menos responsabilidades. Já se disse que ninguém esquece as histórias de berço. Quando se tinha berço afirmam outros. No meio dessa discussão o caminho da família  ficou congestionado e o que se tem por herança hoje são  apenas os bens materiais. A herança da educação que antes formava os preconceitos, bons ou maus, esvaiu-se com o tempo. Procura-se, nesse labirinto de múltiplas  saídas,  fazer a educação  dos valores ético-morais que se veem  quando se olham os retratos de nossos avós perdidos numa gaveta qualquer  da casa.  Tudo aí começava. Depois veio o Estado ...

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