sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Educação de juízes canadenses é continuada e prática

Palestra do juiz Brian W. Lennox é diretor executivo do Instituto Judicial Nacional do Canadá

No Canadá, a formação dos magistrados é contínua, ou seja, destina-se a juízes de todos os níveis e independentemente do tempo de carreira. Essa é uma das características da educação judicial naquele país destacada pelo juiz Brian W. Lennox, diretor executivo do Instituto Judicial Nacional do Canadá. Ele fez a palestra “Educação Continuada dos Juízes Canadenses”, nesta quinta-feira (16), penúltimo dia do I Congresso Internacional da AMB, que acontece na cidade de Ottawa.

De acordo com ele, a educação continuada de magistrados é algo relativamente recente. “Antes de 1971, o único curso que oferecíamos era organizado pela procuradoria do Canadá”, afirmou Lennox, destacando que essa cultura vem mudando. Nesse sentido, ele comentou que o Instituto Jurídico Nacional desenvolve cursos para magistrados em todo o país, mas não é único a trabalhar nesse campo.

Ainda com relação ao instituto, Lennox explicou que se trata de uma entidade criada e comandada por juízes, fundada em 1988. De acordo com ele, os cursos são desenvolvidos de acordo com “aquilo que o juiz precisa saber para exercer sua função”. Por isso, na maior parte das vezes, as aulas são práticas.

“Nos últimos 20 anos, o método de treinamento de juízes no Canadá mudou drasticamente. Passou do sistema de ensino por meio de palestras para outro mais interativo, onde o juiz aprende fazendo. Essa tem sido uma experiência muito boa para nós. Trabalhamos com pequenos grupos”, comentou.

“Todo juiz que participa dos cursos é, ao mesmo tempo, não só aquele que aprende, mas também ensina. E isso criou para gente umas vantagens incríveis. São os próprios juízes que lideram o processo, identificando as necessidades de aprendizagem e realizando o curso”, acrescentou.

retirado do site da AMB

Nenhum comentário: