sábado, 4 de junho de 2011

Advocacia Voluntária - CNJ

Esse programa visa prestar assistência jurídica gratuita tanto aos presos que não têm condições de pagar um advogado quanto aos seus familiares.

A importância da Advocacia Voluntária é agilizar os processos da Justiça e garantir a aplicação do direito a toda a população, sobretudo à mais pobre.

Além da assistência, são feitas visitas, a fim de serem coletadas informações in loco (no local). Os dados colhidos são, posteriormente, anexados aos processos dos presos na Comarca, de modo a atualizar e acompanhar a execução da pena. Agiliza-se, assim, o andamento dos pedidos encaminhados pelo Núcleo aos magistrados, dando maior celeridade ao trâmite processual.

A orientação foi instituída pela Resolução nº 62 do CNJ, pela qual os tribunais estaduais, diretamente ou mediante convênio de cooperação celebrado com a Defensoria Pública da União e dos Estados, devem implementar meios de cadastramento, preferencialmente informatizados, de advogados voluntários interessados na prestação de assistência jurídica.

O Núcleo de Advocacia Voluntária, mecanismo que procura ampliar os canais de acesso ao Judiciário, é uma das prioridades do CNJ para expandir o acesso à Justiça às pessoas de baixa renda, principalmente em razão do pequeno número de defensores públicos existentes no País.

Cadastro de advogados

Para se cadastrar, o advogado interessado deverá ir ao Núcleo de Advocacia Voluntária mais próximo, fornecer alguns dados obrigatórios, preencher formulário próprio assinado por ele, declarando-se ciente das condições em que serão prestados os serviços.

A atuação dos acadêmicos do curso de Direito servirá como apoio fundamental na resolução de questões importantes, por exemplo, a superlotação do sistema prisional.

Localize o Núcleo de Advocacia Voluntária mais próximo de você

Amazonas
Contato: Telma de Verçosa
Telefone: (92) 8128-4193
E-mail: telma.roessieng@tjam.jus.br

Alagoas
Contato: Tutmés Airan de Alburquerque
Telefone: (82) 4009-3243
E-mail: tutmesairan@tj.al.gov.br

Bahia
Contato: Adreamara
Telefone: (71) 3372-1732
E-mail: adsantos@tj.ba.gov.br

Maranhão
Contato: Des. Froz Sobrinho
Telefone: (98) 2106-9965
E-mail: comecardenovo@tjma.jus.br

Piauí
Contato: Thiago Brandão de almeida
Telefone: (89) 3482-1358
E-mail: thiago@tjpi.jus.br

do site do CNJ

Nenhum comentário: