Este é um arquivo particular que compartilho para que os leitores possam conhecer melhor seus direitos.
Mostrando postagens com marcador gratuidade de justiça. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador gratuidade de justiça. Mostrar todas as postagens
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
Aumenta número de pessoas com acesso ao serviço gratuito de assistência jurídica
O número de pessoas atendidas por um defensor público e a atuação da Defensoria Pública tem se expandido, nos últimos anos. É o que aponta a Associação Nacional dos Defensores Públicos (Anadep). Para o presidente da entidade, André Castro, o acesso à Justiça no país tem avançado bastante. “O número de defensores aumentou 80%, de 2004 a 2008. Em 2009, os defensores públicos atenderam a mais de 10 milhões de pessoas e, em 2010, o número aproximado é 12 milhões. É evidente o crescimento da Defensoria Pública e sua atuação, cada vez mais prestando assistência jurídica”, observou.
Porém, mesmo com o avanço do serviço, alguns aspectos ainda preocupam como, por exemplo, o fato de Santa Catarina ser o único estado que ainda não tem uma Defensoria Pública. “Não existe previsão de ter defensoria em Santa Catarina, pois o projeto de lei de iniciativa popular foi arquivado na Assembleia Legislativa. Mas, por provocação da Associação Interamericana de Defensorias Públicas [Aidef], a Assembleia Geral da Organização dos Estados Americanos [OEA] aprovou um projeto que pede que todos os países-membros instalem as respectivas defensorias públicas em todos os estados”, relata Castro.
O projeto da OEA aborda o tema do acesso à Justiça como um direito autônomo e classifica a Defensoria Pública como ferramenta eficaz para garantir o acesso à assistência jurídica gratuita das pessoas, em particular àquelas que se encontram em situação especial de vulnerabilidade.
do site da ed. magister
Assinar:
Postagens (Atom)