segunda-feira, 9 de maio de 2011

Palestra : Objeção de Consciência e Aborto

O PPGBIOS (Programa de Pós Graduação em Bioética, Ética Aplicada e Saúde Coletiva) convida a todos para o Seminário de Integração:

"Objeção de Consciência e Aborto"
Palestrantes: Débora Diniz e Maria Helena Machado

Data: 11/05/ 2011, quarta-feira
Horário: 14 horas
Local: Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca
Rua Leopoldo Bulhões, nº 1.480 - Manguinhos - RJ
Salão Internacional - 4º andar
Entrada Livre
XXXX


Na quarta-feira, 11 de maio, o Centro de Estudos da ENSP traz um importante debate para a sociedade: Objeção de consciência e Aborto. Para explorar o tema, foram convidadas a pesquisadora da UnB e pesquisadora do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis) Débora Diniz e a pesquisadora da ENSP Maria Helena Machado. A atividade será coordenada pelo pesquisador da Escola Sergio Rego e está marcada para 14 horas no salão internacional da ENSP. Não é necessária inscrição prévia e o evento é aberto a todos os interessados.

A objeção de consciência pode servir para mostrar o grau de consciência social e de liberdade dos cidadãos ou comunidade política, bem como a intensidade da intervenção do Estado na vida da população. A partir dessa premissa, a ENSP promove o debate sobre esse controverso tema para a saúde pública, o direito individual ao aborto.

Este Ceensp insere-se como uma atividade do Programa de Pós-Graduação em Bioética, ética aplicada e saúde coletiva (PPGBIOS), desenvolvido por meio de uma parceria entre a ENSP/Fiocruz, a UFRJ, a UFF e a Uerj, sendo, na Escola, coordenado pelo pesquisador do Departamento de Ciências Sociais Sergio Rego.

Centro de Estudos da ENSP

O Centro de Estudos da ENSP (Ceensp) é um espaço de atualização científica, com a troca permanente de experiências e conhecimentos entre pesquisadores de instituições do Brasil e de vários países, que vêm à Escola para debates com pesquisadores, alunos e demais interessados em contribuir com os diversos temas da saúde pública. Seu objetivo é apresentar e consolidar reflexões para a realidade de saúde pública e para o sistema de ciência e tecnologia.

Em 2011, foram seis as sessões realizadas, cujos temas abordaram: fatores da feminização da Aids no Brasil; a efetividade e segurança dos anorexígenos; os resultados da Pesquisa de Assistência Médico-Sanitária no Brasil AMS/IBGE (dados de 2009), os conflitos da Mesa de Negociação do SUS, a necessidade da participação da sociedade no debate sobre a patente de medicamentos, além da importância do Cartão SUS como uma ferramenta de modernização do sistema público de saúde brasileiro. Confira a cobertura completa dos Centros de Estudos realizados e acesse a programação dos próximos encontros no endereço www.ensp.fiocruz.br/ceensp/.

do site da ENSP

Um comentário:

Anônimo disse...

Prezada Dra,

Gostaria de estabelecer contato, pois estou realizando pesquisa para um projeto audio visual sobre as novas fomações familiares no Brasil. Gostaríamos de poder entrevistá-la sobre esse tema. Seguem meus contatos: lauracmcastro@gmail.com, 86683025