quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Tribunal de Justiça reúne serviços e inaugura Fórum das Famílias em Nazaré


Catorze Varas de Família, Núcleo de Conciliação do 1º Grau, Serviço de Apoio e Orientação Familiar (SAOF), muito espaço e conforto para magistrados, servidores e população que utiliza os serviços da Justiça.

O Fórum das Famílias, inaugurado na manhã desta segunda-feira, pela presidente Telma Britto, concentra todas as varas no prédio que anteriormente reunia as varas criminais, na rua do Tinguí, em Nazaré.

As unidades, que serão transferidas do Fórum Ruy Barbosa, ocuparão os quatro pavimentos – térreo e mais três andares – da nova instalação, equipada também com uma brinquedoteca para atender à grande quantidade de crianças que deve circular pelo local. A mudança deve ser concluída em duas semanas.

Outra novidade é a criação de um núcleo do SAOF, cuja sede fica no Centro Médico, no Jardim Bahiano. O serviço reúne atividades de apoio técnico especializado, nas áreas de psicologia e serviço social, às Varas de Família, ao Núcleo de Conciliação de Primeiro Grau e às Varas da Infância e da Juventude, dos feitos Relativos aos Crimes contra a Criança e Adolescente e de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.

“Com esse espaço, o Tribunal de Justiça vem atribuir às Varas de Família a importância que eles merecem”, afirmou o juiz Alberto Raimundo Gomes dos Santos, titular da 6ª Vara e coordenador do Núcleo das Varas de Família durante a inauguração. “Neste ambiente único, todos ganham com mais comodidade, funcionalidade e uma divisão igualitária em todos os cartórios”, completa.

O magistrado fez questão de fazer uma ressalva sobre o nome dado ao Fórum. O “das Famílias”, segundo o juiz Alberto Raimundo, atende aos novos conceitos e às novas possibilidades de formação de núcleos familiares. “A presidente teve a sensibilidade e acolheu a nossa sugestão”, afirmou ele, que é, também, presidente da unidade baiana do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM).

“Nós precisávamos de um prédio assim. É um antigo anseio da magistratura”, disse o juiz Antônio Mônaco Neto, titular da 5ª Vara de Família, lembrando, também, das salas especiais para o Ministério Público e a Defensoria Pública, instaladas no fórum.

“É uma ação muito positiva, vai trazer melhores condições de trabalho”, ratificou a juíza Darilda Oliveira Maier, da 2ª Vara.

“O mérito é todo da magistratura da Bahia, em especial aos juízes de Família”, afirmou a presidente Telma Britto, antes de descerrar a placa comemorativa pela inauguração do fórum.

Além de juízes e servidores das Varas de Família, estiveram presentes à inauguração a 1ª vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Maria José Sales Pereira e os assessores especiais da Presidência, juíza Inez Miranda e o juiz Ricardo Schmitt.

do site do TJ BA e IBDFAM

Nenhum comentário: