segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Dia da Justiça! A prova do Processo.

Hoje, 8 de dezembro, comemora-se o Dia da Juatica.
Fazer justiça talvez seja o mais difícil.
Primeiro porque nem sempre, sabemos o que é mais justo.
O Juiz se confronta com o pedido e a contestação. A mesma história, com narrativas diferentes. Quem tem razão? Quem está distorcendo os fatos?
Fundamental a produção de provas. Em direito de família as provas são as mais variadas. Nada pode ser afirmado sem a devida comprovação.
Afirmar que algo aconteceu requer prova documental ou testemunhal. A prova documental é exigida para diversos atos. Não adianta dizer que recebeu dinheiro por doação e provar por testemunha. Tem que trazer documento.
Também não resolve afirmar que viveu junto sem qualquer comprovação da vida comum. Aí entram as testemunhas que se comprometem a dizer a verdade sob pena de crime de falso testemunho.
Quando a prova não convence o juiz, o que fazer? Se ao autor não provou seu direito a ação é julgada improcedente. mesmo que o juiz tenha a impressão de que a história do Autor tenha aparência de verdadeira. Por isso, é fundamental que o autor traga as provas. O advogado somente pode trazer ao processo o que o autor apresentar pra ele. Fotos, bilhetes, comprovantes com endereços idênticos de moradia ao longo dos anos, as contas de luz antigas que poderão comprovar a data de início de união estável, algum cartão de datas festivas, comprovantes de gastos de cartão de crédito, atestados médicos. Tudo isso ajuda a firmar o convencimento.
As partes interessadas devem ter sua pasta com documentos e levar ao advogado apresentando tudo que tiver. O advogado saberá o que é importante juntar ao processo.
Outro ponto importante é no momento da audiência. As partes devem levar contracheque atualizado, informações precisas e atuais sobre valores gastos, comprovantes de pagamentos, como boleto da escola, cursos  e outros. Chegar na frente do Juiz sem os dados atuais é perder oportunidade. O processo dura meses e quando ocorre a audiência o Juiz deve ser atualizado dos valores.
Para fazer justiça, o Juiz deve confrontar a história com a prova. Se não estiver certo de que o autor tem razão e parecer não estar fazendo justiça ao negar o pedido, na verdade não havia prova suficiente par decidir a favor do autor.

Nenhum comentário: