sexta-feira, 20 de março de 2015

Projeto de Conciliação por e-mail no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

Projeto de conciliação pré-processual via e-mail tem 800 acordos por mês


Notícia publicada pela Assessoria de Imprensa em 16/03/2015 11:45

Um meio de conciliação virtual, em que o consumidor pode resolver sua insatisfação com as empresas via e-mail, com taxa de sucesso de 80%. Isso é possível graças ao projeto Solução Alternativa de Conflitos – Conciliação Pré-Processual do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), que atualmente contabiliza 800 acordos por mês.
Criado pelo Centro Permanente de Conciliação dos Juizados Especiais Cíveis do TJRJ, a conciliação pré-processual funciona como um canal virtual facilitador da conciliação, em que 21 empresas, como companhias de telefonia, concessionárias de serviços públicos, bancos, dentre outras, disponibilizam e-mail para contato dos consumidores dispostos a conciliar antes que a insatisfação dê origem a um processo na Justiça. Os interessados que queiram ser atendidos pelo projeto devem encaminhar e-mails para endereços que foram cadastrados pelas empresas para a realização de um atendimento ao consumidor mediado pelo Judiciário.
“Ao contrário do que dizem, que o dano moral está industrializado e que o consumidor só entra com ação para ganhar dinheiro, a maioria das pessoas só quer resolver seu problema e não encontra canal de solução com o fornecedor”, explica o coordenador do projeto, Juiz Flávio Citro.
O magistrado ressaltou que a solução extrajudicial de conflitos dava margem a falha no cumprimento de acordo. Assim, o judiciário criou o serviço para mediar os conflitos, com o objetivo de homologar e executar o resultado.
“As próprias empresas abraçaram a ideia, pois o serviço resulta em economia de tempo e de dinheiro. E o consumidor se sente atendido por conseguir resolver seu problema na frente do computador, em pouco tempo, com custo zero”, explica Citro.

O projeto de conciliação on-line resulta em cerca de 800 acordos por mês, com uma taxa de sucesso de 80%. Segundo Flávio Citro, a ideia é divulgar o projeto em 2015 para que as pessoas possam acessar o formato de conciliação online antes de procurar os juizados.
“No Brasil, ficam todos dependendo do Estado, achando que só assim resolve. Estamos dando o caminho das pedras para uma outra forma de pensar”, analisa o juiz, lembrando que a medida também ajuda a desafogar os quase 100 milhões de processos em tramitação no Judiciário atualmente.
Veja os e-mails das empresas já cadastradas no projeto:
conciliarb2w@tjrj.jus.br (B2W/ Americanas/ Shop Time/ Submarino)
conciliarestacio@tjrj.jus.br (Universidade Estácio de Sá)
Caso o consumidor pretenda buscar uma conciliação com uma empresa ainda não participante do projeto, deve enviar seu e-mail para um dos seguintes endereços:
C.N./S.F./JM
 
site do TJRJ

Nenhum comentário: