quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Todas as Constituições do Mundo (ou quase) à distância de um clique

Todas as Constituições do Mundo em inglês

Desenvolvido pelo Comparative Constitutions Project, o site Constitute oferece aos curiosos acesso aos textos constitucionais de 160 países, que podem ser lidos e comparados nas questões mais relevantes.
O projeto teve início na Universidade do Texas e é apoiado pela Google, através do Google Ideas, que garantiu uma bolsa que permitiu o desenvolvimento da iniciativa e a sua concretização.

Através do Constitute é possível navegar pelos textos de Constituição de 160 países, o que corresponde a quase todos os países independentes do Mundo à data de setembro de 2013, embora alguns tenham sido omitidos por estarem em remodelação.

No site os visitantes podem optar por navegar nas Constituições por país, sendo apresentada uma tradução dos textos que podem ser também descarregados para o computador em formato PDF. Quem pretender pode ainda analisar um aspecto específico - como por exemplo o direito à privacidade -, comparando as medidas adotadas em cada um dos textos constitucionais.

O objetivo do projeto é continuar a coligir mais dados e promete em breve incluir as várias versões dos textos de todas as Constituições disponíveis desde 1789.

Para Portugal é possível consultar online a Constituição de 1976 já com a revisão de 2005.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
do site Português tek sapo. pt

Nenhum comentário: