terça-feira, 4 de agosto de 2009

Menor ganha direito de ter sobrenome do padrasto

A juíza Maria Luiza Póvoa Cruz, da 2ª Vara de Família, Sucessões e Cível, concedeu na última sexta-feira (31) à menor H.D.G.E.S., de 17 anos, o direito assinar o sobrenome do padrasto, O.D.E.B., com quem sua mãe é casada há cinco anos. Em sua decisão, a juíza levou em conta a Lei 11.924/09, que alterou a Lei de Registros Públicos e permitiu ao enteado ter o sobrenome do padrasto ou madrasta.

A magistrada destaca, em sua decisão, que, pela nova lei, é possível agregar o novo sobrenome, desde que o nome original permaneça. Maria Luíza Póvoa pondera, ainda, que é “na família que buscamos conforto, segurança e uma dose de afeto para superarmos os percalços da vida”, reconhecendo a parentalidade socioafetiva e o caráter plural das novas configurações familiares.

“O direito de usar o patronímico do padrasto é reflexo da afetividade existente, que se materializa no compromisso ‘paterno’ de bem cuidar dos interesses do menor. Nada mais justo que resguardar o melhor interesse da menor em ter em seu nome o patronímico daquele que escolheu para ser seu verdadeiro pai”, reconhece a juíza. A partir de agora, a menor terá o sobrenome B. agregado a sua assinatura.


Fonte: TJGO

2 comentários:

Anônimo disse...

MARAVILHOSA ATITUDE

Art's TDB.E.V.A disse...

Acho essa atitude da maior sensibilidade á alma humana, família é amor ,cuidado,proteção e quem cria se dispõe a realizar esses requisitos partindo não só do coração,alma ou razão,mas também de carater . Minha filha tem nove anos viu o pai umas duas vezes e é amada e criada com meu esposo há oito anos é ele quem ela conhece como Pai.E agora ela está privada dos beneficíos de dependente dele,como assistência médica,odontológica e.t.c ,que nosso filho menor tem.